Outros

Agropecuária lidera desempenho da economia no 1º trimestre

Segundo a CNA, segmento cresceu 1,4% e confirmou sua vocação em ser o setor que mais colabora com a geração de riquezas no país


Publicado em: 01/06/2018 às 18:10hs

Agropecuária lidera desempenho da economia no 1º trimestre

Segundo a CNA, segmento cresceu 1,4% e confirmou sua vocação em ser o setor que mais colabora com a geração de riquezas no país

A agropecuária foi o segmento da economia que mais cresceu no 1º trimestre deste ano em relação ao 4º trimestre de 2017, com expansão de 1,4% no período.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor foi o que mais contribuiu para o resultado positivo para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, de 0,4%, divulgado nesta quarta (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Quando analisamos os setores que compõem a economia nacional e comparamos o resultado do primeiro trimestre de 2018 com o último trimestre de 2017, a agropecuária mais uma vez comprova sua vocação em ser o setor que mais vem colaborado com a geração de riqueza no país”, diz a CNA em Comunicado Técnico.

Enquanto a agropecuária cresceu 1,4%, indústria e serviços tiveram expansão de 0,1% de janeiro a março deste ano. No acumulado de 12 meses, a agropecuária cresceu 6,1%, o melhor resultado desde 2011.

Ainda na avaliação da CNA, em 2018, embora algumas culturas como o milho safrinha e o arroz tenham sofrido redução por conta de impactos climáticos, “o bom desenvolvimento da cana-de-açúcar, do café e da laranja, deverá compensar parte do crescimento previsto para a safra agrícola brasileira ao longo deste ano”.

Apesar do bom comportamento do setor rural no primeiro trimestre de 2018, a CNA alerta para a necessidade de redução dos juros para favorecer a contratação de crédito rural no Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019.

“Caso essa queda dos juros não ocorra de maneira substancial, especialmente no crédito agropecuário a ser divulgado no Plano Agrícola e Pecuário, poderá haver uma retração na contratação dos créditos e um consecutivo impacto nos indicadores da agropecuária nos próximos trimestres”.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

◄ Leia outras notícias