Brasil

Agropecuária deve ser o único a crescer em 2015, estima consultoria

Para a GO Associados, setor terá impacto positivo do aumento na produção de soja, arroz e carnes


Publicado em: 01/09/2015 às 10:35hs

Agropecuária deve ser o único a crescer em 2015, estima consultoria

A agropecuária deve se recuperar da queda no segundo semestre e ser o único a registrar crescimento neste ano em relação ao ano passado. A avaliação foi feita pela consultoria GO Associados em relatório divulgado nesta segunda-feira (31/8). O setor deve crescer 2,2% enquanto a indústria deve ter retração de 6,5% e os serviços um declínio de 2,2%.

Na sexta-feira passada (28/8), o IBGE divulgou uma queda de 2,7% no PIB Agropecuário no intervalo entre abril e junho em comparação com o primeiro trimestre. O resultado acompanhou o de outros setores da economia. Mesmo assim, em relação a 2014, o setor é o único com resultado positivo.

Para os consultores Fábio Silveira e Amabile Ferrazolli, o crescimento do setor agropecuário neste ano será direcionado, principalmente, pelo aumento da produção de soja, arroz e carnes.

Resultado geral

Com a retração de 1,9% na do primeiro para o segundo trimestre do ano, a GO Associados revisou sua estimativa para a economia brasileira em 2015. Na avaliação dos consultores, a queda deve ser de 3% em relação a 2014.

A estimativa está pouco acima das feitas pelo mercado, de um modo geral. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (31/8) pelo Banco Central, os analistas esperam uma queda de 2,26% no Produto Interno Bruto (PIB), a soma das riquezas geradas pelo país.

Conforme o relatório, o setor de serviços deve sofrer o impacto de fatores como a redução do volume de crédito para pessoa física, em função do aumento das taxas de juros, e a queda no rendimento real da população por causa do aumento da inflação. O ambiente interno recessivo e a queda do setor de construção civil estão entre os principais problemas enfrentados pelo setor industrial.

Os consultores acreditam ainda em queda de 9,2% no nível de investimentos e de 3,7% no consumo das famílias. Com a adoção das medidas do ajuste fiscal proposto pelo governo, o gasto público deve ter uma redução de 2,3% na comparação de 2015 com 2014.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias