Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Agronegócio tem produção recorde e gera mais de R$ 63 bilhões em Mato Grosso em 2017

Deste montante, 77,5% provêm da agricultura e floresta e 22,5% da pecuária, de acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), responsável pelo cálculo. Apesar do aumento, a lucratividade dos produtores rurais das principais culturas caiu 80,7% em média no comparativo com o ano anterior, revelando assim que a margem continua “exprimida”.

Segundo o estudo, divulgado na segunda-feira (2), quando analisado em valores reais, ou seja, retirando a inflação acumulada nos preços durante os anos, o VBP atual cresceu 11,9% no comparativo com 2016. Os motivos deste avanço são pautados nas boas safras de soja, milho e algodão e a elevação no abate de bovinos nos últimos meses.

As exportações mato-grossenses em agosto 17 foram 34% superiores às do mesmo período do ano passado. Tal aumento deve-se ao agronegócio, que apresentou safra recorde neste ano, elevando a quantidade escoada. O estoque de empregos formais no Estado apresentou uma leve alta de 0,2%, sendo esta a quinta elevação seguida. A cesta essencial de Cuiabá trouxe neste mês uma redução de 1,5%, passando a valer R$ 380,36. Esse valor é o mais baixo desde novembro/15.

Recuperação da pecuária

A quarta estimativa do VBP trouxe um avanço de 2,7% em relação à estimativa anterior. Esse crescimento deve-se principalmente à recuperação da pecuária, que avançou 7,9% sobre a 3ª estimativa. Melhora proveniente, sobretudo, da bovinocultura de corte, que teve uma retomada nos preços e no volume de abate, com seu VBP subindo 11,5%.

Ainda que esse avanço seja expressivo, tal valor se mostra um pouco abaixo do valor de 2016, indicando que a previsão é de que a bovinocultura feche em baixa neste ano. Em contrapartida a agricultura se mostrou bem favorável em 2017, com destaque à cultura do milho, que crescerá 35,9% em seu VBP, em relação ao ano passado, devido à normalização da safra.

Com esse crescimento nas culturas agrícolas, o VBP da agropecuária do Estado em 2017 está avançando 12,9%, em relação a 2016, trazendo assim otimismo para a economia mato-grossense, já que esta é uma das principais atividades do Estado.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 11/10/2017 às 12:20hs
Fonte: Agro Olhar
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: