Meio Ambiente

AgroBrasília terá ações voltadas à preservação de nascentes e de mananciais

A agricultura brasileira é considerada a mais avançada do mundo em tecnologias destinadas ao cultivo em áreas tropicais. No entanto, nem as técnicas de ponta seriam eficazes sem o correto uso dos recursos hídricos, essências à agricultura desde que ela surgiu


Publicado em: 18/04/2018 às 08:20hs

AgroBrasília terá ações voltadas à preservação de nascentes e de mananciais

Em áreas com períodos de estiagem, como o Nordeste ou o Centro-Oeste brasileiros, o gerenciamento correto do uso da água para o cultivo e criação de animais se torna ainda mais essencial. Nesse sentido a ação mais importante é a preservação de nascentes e de mananciais.

Programas governamentais que recompensam o agricultor por preservar mananciais e, principalmente, nascentes são importantes porque, ao preservar os recursos hídricos, também são preservadas condições de trabalho, atividades econômicas e o futuro das próximas gerações. Com isso, a sociedade e o meio ambiente são beneficiados.

A preservação da vegetação nativa e ações que evitam a degradação do solo, principalmente que evitam a erosão – são outros benefícios agregados. A preservação das nascentes e dos mananciais também levam à conscientização de que a água é um bem comum, o que diminui e até mesmo evita conflitos pelo uso.

Para José Brilhante Neto, diretor da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) houve avanços em algumas áreas, mas em outras é preciso avançar. “Água gera água; e isso é bom para os agricultores, não só em áreas de preservação permanente ou reserva legal, locais onde a água é bem preservada na região do PAD-DF (localidade onde é realizada a AgroBrasília), mas também em lugares em que ocorre o cultivo, onde ainda falta ações mais eficazes, como o plantio direto e curvas de nível”, explica.

Devido à importância do tema, em 2018, a AgroBrasília terá ações para orientar os produtores rurais a preservar mananciais e nascentes. Esse ano, a Feira Internacional dos Cerrados ocorre entre 15 e 19 de maio. A entrada é franca.

Fonte: Assessoria de Imprensa AgroBrasília

◄ Leia outras notícias