Agricultura Familiar

Agricultura familiar ganha destaque no Dia do Agricultor

Nesta segunda-feira (28.07), comemora-se o Dia do Agricultor. Atualmente, no Brasil, pelo menos, cinco milhões de famílias vivem da agricultura familiar e produzem a maioria dos alimentos consumidos no País, como mandioca (83%), feijão (70%) e leite (58%)


Publicado em: 28/07/2014 às 20:00hs

Agricultura familiar ganha destaque no Dia do Agricultor

A diversificação de culturas, o manejo sustentável dos recursos e o fomento do desenvolvimento local são algumas características da agricultura familiar, considerada, pela Organização das Nações Unidas (ONU), um dos pilares da segurança alimentar.

“Nossa responsabilidade nesse dia - ao mesmo tempo em que, abraçamos com muito respeito, com muito carinho, esses milhões de brasileiros - é reafirmar o nosso compromisso com o trabalho que estamos desenvolvendo de apoio a esses agricultores e agricultoras familiares, que produzem com muita qualidade os alimentos que abastecem todo o nosso País”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.

Esse modelo de produção está em 84% dos estabelecimentos agropecuários e responde por aproximadamente 33% do valor total da produção do meio rural, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além da contribuição para o desenvolvimento e do cuidado com o meio ambiente, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, ressalta a importância da agricultura familiar para a manutenção da cultura nacional. “Isto é, a forma de se relacionar com a comunidade, com o meio ambiente, que consideram as tradições e a identidade cultural de seus ancestrais”. E finaliza: “agricultura familiar: quem não vive dela, depende dela para viver”.

Devido a essa relevância, a ONU declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Orgulho

Agricultora familiar desde os 16 anos, Silvanir Batista da Costa, 32, fala do orgulho em contribuir para a produção da maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. “Para mim, é uma das profissões mais belas do mundo”.

Ela, a mãe, o pai e mais sete irmãos cultivam feijão, milho, batata doce e abóbora no Sítio São Bento, no pequeno município cearense de Ibiapina, a mais de 300 quilômetros da capital Fortaleza. Da propriedade, de dois hectares, também saem bolos e farinha. Ao agregar valor à produção, Silvanir, juntamente com outras 14 mulheres da comunidade, se organiza para levar alimentos para a merenda de escolas da região.

Quem é

A Lei 11.326 de 24 de julho de 2006 considera agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural em área de até quatro módulos fiscais (que variam de acordo com a região) e utiliza nas atividades econômicas do estabelecimento mão-de-obra predominantemente da própria família. Silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores e quilombolas, que se enquadram nesses critérios, também são considerados agricultores familiares.

*Número de famílias que possuem documento que dá acesso à política de crédito para a agricultura familiar.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias