Crédito Rural

Agricultores mineiros financiam máquinas do Mais Alimentos

Vinte e dois agricultores familiares do Triângulo Mineiro assinaram contratos de financiamento de máquinas e insumos agrícolas pelo Programa Mais Alimentos, no início da tarde desta terça-feira (24).


Publicado em: 26/03/2015 às 09:40hs

Agricultores mineiros financiam máquinas do Mais Alimentos

A formalização dos financiamentos ocorreu no estande do programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) durante a 4ª Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec), em Uberlândia (MG). A assinatura foi acompanhada pelo ministro da pasta, Patrus Ananias.

"O Mais Alimentos trabalha em duas pontas. Por um lado, apoia os agricultores familiares, gerando trabalho e renda no campo. Por outro estimula a produção de alimentos, contribuindo também para que consolidemos no Brasil a grande conquista que tivemos que foi o fato de estarmos vencendo a luta contra a fome", explicou o ministro.

A relação dos equipamentos e insumos financiados pelo Programa incluiu matrizes bovinas para produção leiteira, veículos utilitários de carga, tratores e caminhões. A produtora Maria dos Reis Souza Custodio, 69 anos, foi uma das beneficiadas. Moradora do assentamento Paulo Faria, localizado no município mineiro de Prata, dona Maria levou a família para testemunhar a assinatura do contrato que a permitiu adquirir seu primeiro trator. O equipamento será usado na área onde ela vive com o esposo, há mais de 10 anos. "Vamos usar a máquina para preparar a terra e aumentar nossa produção de hortaliças e frutas. Já estamos com serviço esperando a chegada do trator", explicou a assentada que também se dedica à produção de gado leiteiro.

O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia investimentos em infraestrutura produtiva para a agricultura familiar, como a aquisição de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas. O programa fornece crédito a juros de 1% a 2% ao ano, com até três anos de carência e prazos de até dez anos para pagar. A iniciativa financia projetos individuais de até R$ 300 mil e coletivos de R$ 750 mil.

Femec

Antes da assinatura dos contratos, o ministro participou da abertura da Femec. Em sua fala, Patrus destacou a importância da agricultura familiar na economia do Triângulo Mineiro. "A Femec promove o encontro de diferentes níveis da produção brasileira. São com essas iniciativas que todos ganham, sobretudo, a sociedade brasileira, com a produção de alimentos saudáveis", ponderou o ministro.

Mais Alimentos Internacional

Ainda na manhã desta terça-feira, Patrus recebeu uma comitiva da Guiné-Bissau, país da África Ocidental interessado em participar do Programa Mais Alimentos Internacional. Na comitiva estavam o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Aníbal Pereira e o deputado da Nação, Higino Cardoso.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Moçambique, Sinfrónio Júnior, que também participou da reunião, justificou o interesse dos países africanos no programa do governo brasileiro. "Acreditamos que o programa poderá ajudar na consolidação da nossa democracia, porque a iniciativa investe na agricultura familiar e com isso teremos alimentos contra a fome", concluiu.

Os visitantes da feira que desejarem obter mais informações sobre o Mais Alimentos poderão visitar o estande do programa, até o dia 27 de março, último dia de realização da Femec.

A Femec é considerada o maior evento do setor da região. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Uberlândia, com apoio do Sebrae.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA

◄ Leia outras notícias