Agricultura Familiar

Agricultores melhoram renda com hortas instaladas pelo governo do TO

O cultivo dos alimentos é feito sem o uso de agrotóxicos, o que facilita a comercialização


Publicado em: 23/04/2014 às 13:20hs

Agricultores melhoram renda com hortas instaladas pelo governo do TO

Cerca de 255 famílias beneficiadas com a implantação de hortas agroecológicas pelo governo do Estado já estão comemorando os resultados. Os moradores dos quatro municípios atendidos até o momento - Arraias, Divinópolis, Figueirópolis e Paranã - aprovaram as hortas do projeto de Produção Agroecológica Sustentável (PAS), desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que seguem o modelo circular irrigado onde, em uma pequena área, é associado o cultivo de hortaliças com a criação de animais (aves e peixes).

O cultivo dos alimentos é feito sem o uso de agrotóxicos, com uso da adubação orgânica, o que tem facilitado a comercialização dos produtos. Em Arraias e Figueirópolis os supermercados estão comprando tudo o que é oferecido. Segundo Valdivino Fraga, assessor de olericultura do Ruraltins, cada horta circular pode beneficiar até 15 famílias e gerar renda de até R$ 400 mensais para cada uma.

“Nós estamos recomendando aos produtores que não coloquem preço elevados aos produtos, por serem agroecológicos, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, pelo menos para ganhar a confiança dos consumidores e, então, agregar valor aos produtos como alface, coentro, cebolinha, rúcula, jiló, cenoura, beterraba, dentre outros, e que são realmente diferenciados”, comentou Valdivino.

Já com relação aos animais, Fraga disse que a orientação é de comercializar apenas as aves. “Os peixes são para controle de pragas e insetos que atacam a hortaliça e para diversificar a alimentação dos produtores. Nossa recomendação não é para o comércio, já que são apenas 150 peixes no tanque”, comentou.

Segundo Valdivino, por outro lado, o comércio de aves é estimulado. “Em Arraias, onde a horta foi entregue no final de novembro, até janeiro eles já estavam comercializando todos os 300 frangos e pretendiam ampliar triplicando essa produção, tamanho o sucesso alcançado”, informou, lembrando que o Instituto promoveu cursos de cooperativismo e associativismo justamente para estimular iniciativas empreendedoras entre os agricultores familiares.

Segundo a técnica responsável pela horta no município de Paranã, Simone Carvalho da Silva, os produtores estão ansiosos, já que a horta foi entregue no último dia 12. “A expectativa é muito grande, porque é uma coisa nova para eles. Essa horta inicialmente vai garantir um reforço na própria mesa e posteriormente gerar renda por meio do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA], popularmente conhecido como Compra Direta Local, e o Programa Nacional de alimentação Escolar [PNAE], já a partir do mês de junho; além do comércio local que já está acontecendo”, afirmou.

Segundo Valdivino Fraga, o sucesso do projeto é tanto que a meta inicial de 17 hortas agroecológicas será ampliada. “Nós já temos pedido de Mateiros, Oliveira de Fátima, Abreulândia e Darcinópolis que querem a implantação dessas hortas, e que, claro, vamos atender. Então já são 21 municípios que receberão esse benefício”, garantiu.

O assessor técnico informou que Dianópolis, Taguatinga e Natividade serão os próximos municípios que terão as hortas agroecológicas implantadas. Além desses três, as hortas estão em fase de implantação, com previsão de serem entregues ainda nesse semestre, nas cidades de Conceição do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Gurupi, Sandolândia, Dueré, Aurora, Combinado, Lavandeira e Pindorama.

A implantação das hortas no modelo circular irrigado é resultado de um convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Caixa Econômica Federal e o governo do Estado, por meio do Ruraltins.