Governo

Agricultores familiares e beneficiários do Vendas em Balcão são fiscalizados pela Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deu início, nesta semana, à nova etapa da fiscalização dos pequenos criadores de animais beneficiários do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). As operações seguem até o dia 8 de junho


Publicado em: 16/05/2018 às 13:50hs

Agricultores familiares e beneficiários do Vendas em Balcão são fiscalizados pela Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deu início, nesta semana, à nova etapa da fiscalização dos pequenos criadores de animais beneficiários do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). As operações seguem até o dia 8 de junho. Entre 14 a 18 deste mês, as vistorias ocorrerão em Maranhão, Sergipe e Ceará (primeira parte). Em seguida, 21 de maio a 1º de junho, será a vez de Roraima e Piauí. Finalmente, entre 28 de maio a 8 de junho, será a segunda parte das vistorias no Ceará.

No caso do ProVB, técnicos da Conab verificam se o tamanho e o tipo de plantel dos criadores correspondem aos dados que foram informados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). Eles também observam se o milho comprado pelos criadores está realmente sendo destinado à alimentação dos animais, conforme as regras estabelecidas.

Neste ano, já foram vistoriados 175 criadores nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal.

Fiscalização do PAA – Outra fiscalização iniciada nesta semana foi a do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esta é a segunda etapa da ação que ocorre até o dia 25 deste mês em quatro estados: Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Em seguida, será a vez de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Tocantins. O PAA já foi vistoriado em Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Os técnicos verificam, nesta operação, se a entrega dos produtos às entidades recebedoras ocorreu de maneira regular, nas condições previstas e nos locais determinados, como escolas e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).