T. da Informação

Agri Stats indica o benchmarking para aumentar a competitividade na suinocultura

Oportunidades de melhoria e redução de custos estão entre as vantagens


Publicado em: 28/11/2017 às 08:20hs

Agri Stats indica o benchmarking para aumentar a competitividade na suinocultura

A produção de suínos é uma atividade complexa, que envolve muitos índices, custos e processos, exigindo atenção contínua da agroindústria. Em tempos de economia em todos os setores, com tendência de se “produzir mais com menos”, o benchmarking é a aposta da A Agri Stats, líder mundial no fornecimento de análises e relatórios estatísticos sobre custos de produção para a agroindústria, para promover aumento de competitividade na indústria suinícola.

O benchmarking, por si só, consiste em identificar as melhores práticas, com vistas a um melhor desempenho, em um determinado segmento. Pelo programa proposto pela Agri Stats, o benchmarking passa a olhar com atenção para empresas de um mesmo setor, com o foco de identificar as iniciativas com melhor custo-benefício, de forma a sugerir a sua implementação em empresas que ainda possuem grandes custos de produção. “Nos últimos anos, a suinocultura passou por uma série de desafios para melhorar a produtividade e a rentabilidade. Então, este tipo de benchmarking surge como uma excelente alternativa para melhorar custos e processos e manter a agroindústria atualizada frente às ações do mercado”, explica Adriano Pissaia, gerente de suínos da Agri Stats.

O processo de benchmarking para a produção de suínos envolve a comparação de índices produtivos, custos de produção, dados sobre eficiência, formulações, entre outros aspectos que compõem os custos totais de animais. Embora seja possível iniciar este trabalho internamente, comparando-se números entre as unidades de uma mesma empresa, o gerente avalia que o benchmarking competitivo só é possível quando os dados da empresa são comparados com outras companhias do mercado. “Sem esta análise comparativa com outras empresas fica difícil saber onde podem chegar, de forma real, onde podem reduzir custos e obter a eficiência produtiva”, explica Pissaia.

O programa implementado pela Agri Stats, que avalia os números de diversas empresas do setor, elaborando um ranking com os melhores custos de produção, permite identificar com agilidade pontos de atenção e oportunidades de otimização para cada empresa que compõe o estudo. Na avaliação da consultoria, são analisados mais de 3.500 parâmetros de comparação para formação das alternativas de melhoria. Esses pontos englobam a produção de leitões desmamados até o rendimento de cortes no frigorífico, passando por creche, terminação, compra de ingredientes, fábrica de ração e eficiência de formulação de rações, buscando sempre o melhor desempenho, com o melhor custo.

A consultoria monitora 21 milhões de suínos, utilizando uma metodologia própria para análise de resultados, o que permite que apenas dados iguais sejam comparados, evitando que empresas com sistemas diferentes sejam comparadas como iguais. Assim, a empresa utiliza uma base de cálculo própria e realiza ajustes necessários quanto à peso de suínos e custos de ingredientes. A comparação entre empresas é auditada e realizada com total confidencialidade, de forma que a empresa participante apenas consegue identificar a sua realidade, sem qualquer indicativo de quais são as empresas relacionadas no estudo.

Outro fator que leva as empresas ranqueadas à melhora de competitividade é a capacidade de atualização, já que o comparativo com outras empresas destaca novas tendências, inclusive regional e internacionalmente. Isso porque o melhor desempenho de uma única empresa é capaz de trazer vantagens a todas as demais, com oportunidades de acompanhamento de tendências com foco na sua própria evolução. “O benchmarking também é uma motivação, porque as empresas que estão no Top 5 ou no Top 25 de nosso ranking querem manter ou melhorar sua posição, enquanto as empresas que estão abaixo querem avançar. Então, todos os meses é uma nova realidade e um novo desafio’, avalia o gerente.

Fonte: AgriStats

◄ Leia outras notícias