Soja

Adubação Biológica atinge 140 mil hectares em Goiás

Uma das práticas conservacionistas da agricultura que atua diretamente na compactação do solo é a adubação biológica


Publicado em: 22/04/2016 às 16:45hs

Adubação Biológica atinge 140 mil hectares em Goiás

A prática que vem chamando a atenção do agricultor Brasil afora, porque repõe a biodiversidade do ambiente no solo e recupera boa parte dos processos naturais através da reestruturação do solo. É o que tem sido um dos atrativos dos agricultores de Goiás, onde já são 140.760 mil hectares entre lavouras de verão e inverno.

O agricultor Paulo Afonso Carvalho, de Pontalina (GO), utiliza há cinco anos a adubação biológica em todos os seus 1.000 hectares com produção de soja, semente de milho e tomate. “Senti muitos benefícios no solo e nas culturas com a técnica biológica. Redução de custo e o solo descompactado retém mais água e, portanto, usamos menos água na produção”, comenta Carvalho.

O solo compactado ao longo dos anos faz com que as plantas agricultáveis (soja, milho, girassol, trigo, cana-de-açúcar, citricultura, café, hortaliças, pastagens e outras) tenham dificuldade para obter melhor enraizamento impedindo que nutrientes cheguem às folhas e a toda planta.

Já Dirceu Zanchi, agricultor de Rio Verde (GO), faz uso da adubação biológica há 7 safras em seus 1.300 hectares e sente que a recomposição do solo é um dos benefícios. “Tenho recomendado aos meus vizinhos a técnica da adubação biológica porque temos benefícios em vários sentidos, um deles, importante para nossa região é redução do estresse hídrico na planta com mais vigor e produtividade”, declarou Zanchi.

A adubação biológica tem ajudado produtores na redução de custos em vários tipos de cultura, pois o produtor rural tem utilizado a técnica em consórcio com adubação mineral, gerando ganho de produtividade e maior rentabilidade.

Microgeo participa da Soagro

No último dia 02 de abril, a Microgeo participou do tradicional Dia de Campo da Soagro em Goiás. De acordo com Jardel Fiuza, gestor da Microgeo na revenda Soagro, passaram pelo evento mais de 500 pessoas, sendo 250 agricultores que ficaram bem entusiasmado com os resultados apontados das culturas no campo.

“Tivemos 12 estandes em que os agricultores puderam ter contato com diferentes produtos. A adubação biológica chama a atenção todos os anos porque a restruturação do solo com redução do estresse hídrico da planta é um caminho que o agricultor está adotando nos últimos anos”, comentou Fiuza.

Mais informações pelo site: www.microgeo.com.br

Microgeo resolve e vai além

Os produtores estão cientes das limitações que o longo tempo de monocultura vem trazendo para suas lavouras. Identificam o principal problema que passa por compactação do solo, pouco enraizamento, pragas de solo, nutrientes retidos e indisponíveis no solo, baixa retenção de água, alto custo de produção, baixa lucratividade, etc . Conseguem reverter o quadro atuando na causa do problema com o Microgeo e ainda vai além obtendo mais vantagens.

Fonte: Agência Info Brasil

◄ Leia outras notícias