Logística e Transporte

ADM recebe autorização da Receita Federal para utilização de terminal portuário de Barcarena (PA)

Última Licença que faltava para autorização oficial do Porto foi publicada na edição de 30 de julho do Diário Oficial da União Contrato com a Antaq é o primeiro dentro das regras da nova Lei dos Portos para um terminal portuário privado


Publicado em: 01/08/2014 às 17:40hs

ADM recebe autorização da Receita Federal para utilização de terminal portuário de Barcarena (PA)

A ADM (Archer Daniels Midland), gigante do agronegócio mundial, está oficialmente autorizada a utilizar seu terminal portuário de uso privado, conhecido como Terminal de Ponta da Montanha, situado na região de Barcarena, a 20k de Belém (PA). A instalação, especializada na movimentação e escoamento de grãos, como soja e milho, tem capacidade para movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas na primeira fase da operação, podendo atingir até 6 milhões de toneladas de grãos na segunda fase, até 2016. Os primeiros caminhões já começaram a desembarcar a soja.

O ato declaratório executivo nº 9 da Superintendência Regional da Receita Federal da 2ª Região Fiscal, que autoriza a operação do terminal e de todas as operações aduaneiras recorrentes da atividade portuária, de forma ininterrupta e por prazo indeterminado, foi publicado na edição de hoje (30/07) do Diário Oficial da União.

Primeiro Contrato via Nova Lei dos Portos

No final de junho, a ADM já havia sido autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a utilizar oficialmente seu terminal portuário. Na ocasião, a autorização foi concedida por meio de um novo contrato de adesão celebrado entre Antaq e ADM, e que foi o primeiro para instalação de um terminal portuário privado assinado dentro das regras da nova Lei dos Portos - Lei 12.815, de 2013.

Com as licenças, a ADM passará a utilizar o Terminal de Ponta da Montanha para o escoamento de grãos provenientes da região Centro-Oeste do Brasil e de outras regiões, tal como Maranhão, Piauí e Tocantins. Adquirido em 2012 pela ADM, o terminal de Barcarena foi adequado para operar graneis de origem vegetal.

A ADM possui um plano logístico baseado na multimodalidade do transporte. A empresa conta com parceiros de terminais de transbordos e transporte fluvial nas rotas de Porto Velho (RO), via Rio Madeira, até Barcarena, e também está finalizando um novo projeto logístico na região de Miritituba e Marabá, onde utilizará a hidrovia pelo Rio Tapajós e Tocantins.

“Nossa previsão é transportar 80% do nosso volume por hidrovia e 20% por rodovia, até a construção do trecho ferroviário que ligará Açailandia (MA) à Barcarena (PA)”, afirma Ronaldo Soares, diretor de logística da ADM, ao observar que o terminal de Barcarena será um dos poucos no Brasil a contar com interligação de hidrovia, ferrovia e rodovia.

Em comparação à tradicional rota de escoamento de grãos via Porto de Santos (SP), a ADM prevê ganho de tempo, distância e amplitude geográfica da originação de grãos para o escoamento via Barcarena, com redução estimada de até 34% nos custos de frete.

Fonte: GPCom Comunicação Corporativa

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