Saúde Animal

ABPA defende ampliação de status de livre de aftosa sem vacinação no Brasil

Presidente da entidade avalia que condição melhoraria acesso aos mercados internacionais para a carne bovina brasileira


Publicado em: 11/04/2016 às 15:30hs

ABPA defende ampliação de status de livre de aftosa sem vacinação no Brasil

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou uma nota, nesta quarta-feira (6/4) em que defende a ampliação do status de livre de febre aftosa sem vacinação no Brasil. Atualmente, apenas o estado de Santa Catarina tem esse reconhecimento em âmbito internacional e, na avaliação da ABPA, essa condição interfere na tentativa de abertura de mercados para a carne suína brasileira.

“No caso da Coreia do Sul e do México, cuja negociação para a abertura está em estágio avançado, somente se cogita importar produtos vindos do território catarinense. Por isto, queremos expandir este conceito para os outros estados produtores”, destaca, no comunicado, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

Ele participa, nesta quinta-feira (7/4), de um encontra da Comissão Sul-americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em Punta del Este, no Uruguai. Em sua 43° edição, o encontro analisará a conjuntura atual e os desafios para o cumprimento do Plano de Ação 2011-2020, estabelecido pela comissão, com atenção especial aos territórios que ainda não contam com situação sanitária reconhecida.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias