Gestão

A odisseia da contratação de profissionais no Agronegócio

Consultoria estratégica de Gente & Gestão aponta os principais motivos que levam as empresas a ter dificuldade para contratar profissionais no setor e destaca a relevância do tema diante do cenário atual da economia


Publicado em: 30/04/2015 às 08:10hs

A odisseia da contratação de profissionais no Agronegócio

O agronegócio mostra que tem forças para reagir à lentidão que abala a economia. O mercado é promissor, com estimativa de crescimento de 2,8% este ano, segundo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP. Mas nem sempre encontrar o profissional mais adequado para as vagas é uma tarefa fácil. De acordo com Cesar Braga, sócio responsável pela área de Agronegócio na Hub, holding que presta consultoria estratégica de pessoas, entender profundamente o mercado, as empresas, as particularidades regionais, a descrição dos cargos, além de uma ampla e efetiva rede de contatos profissionais são os principais fatores que dificultam as contratações do setor.

Com 12 anos de experiência, tendo atuado em empresas como Monsanto, Cargill, Rabobank e FMC, o consultor lembra que a amplitude do setor possibilita uma gama de oportunidades de trabalho em diferentes áreas. Tanta diversidade requer do empregador um grande conhecimento na área, principalmente quando a velocidade e a precisão na contratação podem melhorar a produtividade da empresa.

– São inúmeras culturas (grãos, hortifrutis, cana-de-açúcar, algodão, entre outras), diversos perfis de clientes e um enorme leque de posições dentro das empresas (vendas, marketing, finanças, pesquisa e desenvolvimento), dando alta complexidade ao setor quando falamos em contratação de profissionais. Isso sem falar da cultura organizacional de cada empresa e suas origens.

Em um setor movimentado e complexo, que extrapola os limites das propriedades rurais, cabe ao profissional se adaptar cada vez mais a essa dinâmica. Atualmente, há uma grande carência por profissionais na área de gestão. – Encontrar profissionais capazes de exercer cargos de gerência é uma das maiores dificuldades das empresas do agronegócio. Não basta apenas o conhecimento técnico. O mercado requer dos profissionais perfis específico, com habilidades em gestão e características comportamentais adequadas – afirma Cesar Braga.

O consultor ainda acrescenta que – Atualmente, as consultorias contratadas para realizar recrutamento e seleção levam muito tempo para encontrar candidatos e, por isso, acabam trazendo uma infinidade de interessados desalinhados com as verdadeiras necessidades do setor, o que traz prejuízos mais a frente. Nosso trabalho é focado em uma rede de contatos especializada, com consultores que possuem conhecimento do agronegócio e que são capazes de indicar colaboradores mais adequados para a região, a área de atuação e a função profissional necessária – explica Braga.

Fonte: Dona Comunicação

◄ Leia outras notícias