Logística e Transporte

Estudo do Rabobank revela: Infraestrutura brasileira não acompanha crescimento da produção de milho e soja

Aumento na produção de grãos supera a capacidade da infraestrutura, colocando pressão nos custos logísticos e afetando as margens dos produtores


Publicado em: 24/04/2024 às 17:00hs

Estudo do Rabobank revela: Infraestrutura brasileira não acompanha crescimento da produção de milho e soja

Um estudo inédito do Rabobank apontou que a infraestrutura brasileira não tem acompanhado o crescimento na produção de milho e soja, o que tem causado pressão nos preços internos e aumentos significativos nos custos logísticos. Segundo a analista do Rabobank, Marcela Marini, essa disparidade pode acabar com as já apertadas margens dos agricultores, reduzindo o interesse em investimentos para expandir a estrutura de ativos.

O cenário econômico atual, combinado com custos recordes de transporte interno, tem levado muitos agricultores a adotarem um modelo de negócios mais leve em ativos ("asset-light"). Ainda assim, a especialista prevê que até 2027 a capacidade portuária do Brasil não será capaz de lidar com os volumes crescentes de exportação de grãos e oleaginosas. Para atender ao crescimento da produção, é necessário um investimento significativo em armazéns, trilhos, estradas, frotas de caminhões e portos.

Marini observa que os agricultores brasileiros têm respondido ao estímulo dos preços, aumentando a produção. No entanto, ela ressalta que a infraestrutura do país precisa de investimentos robustos para seguir o mesmo ritmo. Sem esses investimentos, os custos logísticos continuarão a subir, afetando negativamente a rentabilidade dos produtores e, em última instância, a competitividade do setor agrícola brasileiro no mercado global.

Acesse o estudo completo neste link

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias