Gestão

Visitantes admiram a excelência na produção de ostras em fazenda marinha de Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar e CNA enaltecem padrões de qualidade e sustentabilidade na cultura de ostras


Publicado em: 25/04/2024 às 09:00hs

Visitantes admiram a excelência na produção de ostras em fazenda marinha de Santa Catarina

No coração de Santa Catarina, a produção de ostras se destaca como uma valiosa fonte de renda para o estado. Para compartilhar um vislumbre desse sucesso, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras federações, promoveu uma visita técnica à Fazenda Marinha localizada no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis (SC).

Na última sexta-feira, 19 de abril, a comitiva teve o privilégio de explorar a Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, uma empresa integrante do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar há três anos. Reconhecida pela excelência em sanidade, cumprimento rigoroso da legislação trabalhista e práticas sustentáveis, a fazenda produz ostras, vieiras e mexilhões.

Os visitantes foram calorosamente recebidos pelo proprietário Vinícius Marcus Ramos, pela gerente Gislaine Figueiredo e pela equipe de engenheiros e auxiliares de aquicultura. Eles conduziram uma explanação detalhada do processo produtivo, desde o cultivo das ostras em viveiros marinhos até a distribuição aos fornecedores, ressaltando as práticas adotadas para preservar o meio ambiente e garantir a segurança alimentar.

"Comecei com 50 sementes de ostras e hoje já alcançamos a marca de 10 milhões. Estamos em transição para uma empresa sustentável, e nosso compromisso primordial é oferecer um produto saudável que respeite a natureza", enfatizou Ramos, que iniciou sua jornada empreendedora há duas décadas, impulsionado pela demanda crescente, pela localização privilegiada e pela viabilidade econômica do negócio.

Destacando a importância do Programa ATeG, Ramos enfatizou sua contribuição para a expansão de conhecimentos e a troca de experiências, especialmente em questões de inovação e sustentabilidade.

Para Clemerson Argenton Pedrozo, vice-presidente executivo da Faesc, o compromisso da fazenda com a qualidade é notável. "Observamos investimentos em tecnologia de ponta, capacitação da equipe, práticas de manejo e sanidade, além do comprometimento com a responsabilidade ambiental e o cumprimento das leis trabalhistas."

Rodrigo Hugueney do Amaral Mello, coordenador da Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social da CNA (CNRTPS), expressou sua satisfação com a visita e ressaltou a importância de compreender os desafios enfrentados pelos produtores em todo o país. Ele destacou a necessidade de revisão de normativas para otimizar os processos produtivos, garantindo a segurança dos trabalhadores e dos consumidores.

 

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias