Gestão

“O Brasil é líder e protagonista do agronegócio mundial”, diz presidente do Grupo Agroceres, Marcelo Ribeiral

O presidente Executivo do Grupo Agroceres, Marcelo Ribeiral, participou do 15º Congresso Abag e avaliou a relação de parceria com a entidade neste 15 anos do evento.


Publicado em: 10/08/2016 às 00:00hs

...

Marcelo Ribeiral: O presidente Executivo do Grupo Agroceres
Por: Assis Moreira - Grupo Agroceres

O Grupo Agroceres participou nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, do 15º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Abag, em São Paulo.

Nesta edição, em que o evento completa 15 anos, o presidente Executivo do Grupo Agroceres, Marcelo Ribeiral, esteve presente e fez uma avaliação desta parceria.

Neste ano, mais uma vez, a Agroceres é uma das patrocinadoras do Congresso da Abag. Qual a origem desta relação?

Marcelo Ribeiral: A Agroceres é parceira da Abag desde a sua fundação. O ex-presidente do grupo Agroceres, Ney Bittencourt de Araujo, liderou a criação da Abag e foi presidente da entidade no início dos anos 90. Hoje, o Urbano Campos Ribeiral, Presidente do nosso conselho, atua também como diretor da Abag.

O Congresso Abag comemora sua 15a edição. Qual é a sua avaliação desta história?

Ribeiral: Acreditamos que o congresso da Abag é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. O evento reúne as principais lideranças do setor público e da iniciativa privada com o objetivo comum de discutir o agronegócio brasileiro e sugerir alternativas para torná-lo cada vez mais competitivo. O sucesso do evento pode ser medido pelo sucesso alcançado pelo nosso agronegócio desde o início de sua realização.

Na sua avaliação, qual é a importância de reunir líderes do setor para debater Liderança e Protagonismo para o agronegócio brasileiro?

Ribeiral: Hoje o Brasil é líder e protagonista no agronegócio mundial e o agronegócio é líder e protagonista na economia brasileira. Devemos sim, dedicar alguns momentos para celebrar as nossas conquistas. Estamos cientes, no entanto, de que ainda existem sérios problemas a serem resolvidos. Além dos problemas políticos e regulatórios que dificultam todos os setores da economia brasileira, temos gargalos nas áreas de infraestrutura, de defesa sanitária, de financiamento agrícola e de comércio exterior que dificultam particularmente a competitividade do nosso setor. É para apresentar alternativas para estes problemas que a Agroceres apoia iniciativas como o Congresso Anual da Abag.

Um dos pontos altos do evento foi a entrega do Prêmio Ney Bittencourt de Araújo como Personalidade do ano 2016 ao governador do Mato Grosso, Pedro Taques. Qual é a avaliação do Grupo Agroceres sobre esta escolha?

Ribeiral: Por tudo que o Governador Pedro Taques tem contribuído para o agronegócio do Mato Grosso e do Brasil, para nós da Agroceres é um orgulho vê-lo receber o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo.

Fonte: Grupo Agroceres

◄ Leia outras entrevistas