Turismo Rural

Campos do Jordão é centro do ecoturismo no Estado de São Paulo

O Hotel Ort está localizado em Campos do Jordão, que está geográfica e culturalmente posicionada para ser uma capital do turismo de aventura e ecoturismo no Estado de São Paulo


Publicado em: 26/03/2024 às 09:00hs

Campos do Jordão é centro do ecoturismo no Estado de São Paulo
Foto: shutterstock

A cidade está situada no início da grande Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira. Situada entre diferentes cadeias montanhosas, a cidade é o ponto de partida de uma infinidade de trilhas que levam a formações rochosas incríveis, picos e mirantes de tirar o fôlego, cachoeiras e uma vegetação diferente de todo o Brasil.

Abaixo, elencamos algumas das áreas naturais presentes na região, para que hóspedes possam visitar e contemplar durante suas estadias:

AS GRANDES ÁREAS NATURAIS:

Parque Estadual Campos do Jordão: O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 1941. Atualmente, possui uma área de 8.341 hectares e ocupa um terço da superfície do município da região serrana do Estado. O Parque abriga área remanescente importante da Mata Atlântica, num mosaico composto pela mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

APA Campos do Jordão: A APA Campos do Jordão, criada em 1984, visa proteger a biodiversidade da Serra da Mantiqueira, os remanescentes de vegetação nativa e os mananciais para abastecimento público da região. Seu relevo, associado à altitude, à vegetação e, principalmente, ao clima da região, forma um conjunto de grande valor cênico e biológico. A paisagem é formada por relevo de altas declividades, com escarpas festonadas, cobertas por vegetação de transição entre mata atlântica e mata de araucárias. A primeira se apresenta em estágios sucessionais, de capoeiras a remanescentes de porte arbóreo denso; na segunda, a vegetação está associada à altitude e apresenta exemplares de pinheiro-do-paraná, pinheiro-bravo e campos de altitude. Destacam-se em sua fauna, mamíferos como quati, macaco-prego, cateto, onça-suçuarana, queixada, serelepe, tatu, veado-catingueiro, gambá, cachorro-do-mato, gato-do-mato-pintado, irara, ouriço, paca, preá, e aves como o papagaio-de-peito-roxo, caneleirinho-de-chapéu-preto, grimpeiro, caminheiro-de-barriga-acanelada e o beija-flor-de-topete-verde.

APA Serra da Mantiqueira: O principal atrativo da Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira é a Serra Fina, palco comum de travessias entre montanhistas e que leva a fama de ser uma das trilhas mais difíceis - e lindas - do país. Dentro do território da APA Serra da Mantiqueira também está localizado o Parque Nacional do Itatiaia, repleto de atrativos abertos à visitação e com turismo ordenado.

Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão: Criado em 1993, com uma área de 502,96 hectares, destina-se a proteger os mananciais oriundos da cabeceira do Córrego do Coutinho e Ribeirão das Perdizes (formador da represa do Salto), no município de Campos do Jordão. Inserido no bioma Mata Atlântica, o Parque, que já chegou a ser responsável por cerca de 70% do abastecimento municipal de Campos do Jordão, conta com a presença de floresta ombrófila mista (mata com araucária) e floresta ombrófila altimontana, além de inúmeros representantes de fauna e flora da Serra da Mantiqueira. O parque possui, ainda, cerca de 200 ha de áreas reflorestadas com píinus. Para além de seu papel estratégico para as águas da região, ao proteger parte dos mananciais ali existentes, a unidade de conservação é importante para a preservação da vegetação e de espécies ameaçadas da fauna endêmica, como o papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinaceae), bem como o atendimento a demandas de recreação ambiental.

Abaixo, também elencamos algumas das trilhas presentes na região, para que hóspedes possam visitar e contemplar durante suas estadias:

AS ATRAÇÕES:

Trilha da Cachoeira da Galharada: A Trilha da Cachoeira da Galharada, situada no Horto Florestal de Campos do Jordão. A trilha tem aproximadamente 4,7 km de ida e volta, sendo considerada de fácil acesso e ideal para iniciantes em caminhadas ou para famílias com crianças. O ponto alto da trilha é a Cachoeira da Galharada. Ela oferece um belo cenário para relaxar e apreciar a paisagem, além de ser um ótimo local para fotos.

Trilha das Quatro Pontes: Considerada de baixa dificuldade, a Trilha das Quatro Pontes é ideal para iniciantes, famílias com crianças e pessoas que procuram uma caminhada tranquila na natureza. A trilha tem menos de 2 km de extensão e é caracterizada por quatro pontes, incluindo duas pontes suspensas, que adicionam um elemento único e divertido à caminhada. Essas pontes oferecem pontos de observação encantadores sobre o ambiente natural circundante, especialmente os belos bosques de araucárias e pinhos bravos.

Escalada no Bauzinho: situado a uma altitude mais baixa em comparação com a Pedra do Baú, o Bauzinho é mais acessível e uma escolha popular para famílias e iniciantes em caminhadas e escaladas.

Trilha Pedra Ana Chata: Essa trilha é conhecida por ser menos frequentada que a da Pedra do Baú, oferecendo uma experiência de natureza mais tranquila e íntima. A trilha tem aproximadamente 2 km de ida, totalizando cerca de 4 km ida e volta. O percurso inclui subidas e descidas, com trechos íngremes e alguns obstáculos naturais.

Trilha das Três Matas: A trilha é classificada de média para difícil. Isso significa que, embora seja acessível para a maioria das pessoas com um bom condicionamento físico, ela pode apresentar alguns desafios, como subidas íngremes ou terrenos irregulares. A trilha tem aproximadamente 8 km de extensão. Esse comprimento, combinado com o terreno variado, torna-a uma boa escolha para quem busca uma experiência de trilha mais envolvente. É também muito popular entre ciclistas.

Trilha Zig Zag: opção popular e desafiadora, é geralmente realizada de bike mas também pode ser completada a pé. A trilha tem pouco mais de 15 km de comprimento, e geralmente é completada em cerca de 2 horas. O caminho é conhecido por seus obstáculos naturais e curvas acentuadas - daí o nome Zig Zag. A trilha também passa pela Cachoeira do Lageado, onde é possível se banhar.

Trilha do Rola Tronco: Trilha de nível mais elevado e pouco conhecida, recompensa o viajante com uma bela vista do alto.

Trilha da Pedra do Baú: A Pedra do Baú é um dos principais destinos para trilhas e escaladas na região de Campos do Jordão. A Pedra do Baú se eleva a uma altitude de aproximadamente 1.950 metros, oferecendo vistas espetaculares da região da Serra da Mantiqueira. A trilha para chegar até sua base é relativamente desafiadora, com um caminho íngreme e algumas seções que requerem um bom condicionamento físico, enquanto para alcançar o topo da Pedra do Baú os aventureiros dependem da "via ferrata", um caminho equipado com cabos de aço e degraus sintéticos que oferece um meio mais seguro e acessível para escalar a rocha. É uma experiência única e emocionante, mas requer cuidados e, idealmente, o acompanhamento de um guia experiente.

Trilha do Pico do Imbiri: o Pico do Imbiri, em Campos do Jordão, é um local excelente para trilhas e atividades ao ar livre. O pico também possui um valor histórico significativo para os moradores de Campos do Jordão, sendo frequentado há pelo menos 300 anos. Ele abriga a Gruta dos Crioulos, um antigo refúgio de escravos que fugiam de fazendas do Vale do Paraíba. Recentemente a trilha de cerca de 7 kms foi revitalizada para conter erosões e melhorar a segurança dos trekkers. Esse projeto envolveu um mapeamento detalhado do local, construção de saídas de água para prevenir erosões, e uso de materiais que não prejudicassem o meio ambiente, considerando que a área é uma Área de Preservação Permanente (APP).

Trilha do Pico do Itapeva: Com uma altitude de mais de 2 mil metros, é conhecido por suas vistas deslumbrantes do Vale do Paraíba e cidades circunvizinhas como São José dos Campos, Pindamonhangaba, Tremembé, Guará, Roseira, Taubaté, Aparecida, Potim, Cruzeiro, Caçapava, Moreira Cesar, Piquete, Lorena, Cachoeira Paulista, e Eugênio de Melo. Além das vistas panorâmicas, o local oferece várias atrações como um lago, um lavandário com cerca de 2 mil mudas de lavandas francesas, e um Castelinho que funciona como cafeteria. O Parque Pico do Itapeva também abriga atividades como canoagem e tirolesa, além de contar com infraestrutura para retransmissão de sinais de UHF e VHF e um laboratório de pesquisas de raios cósmicos da Força Aérea Brasileira. Do Pico do Itapeva é possível seguir a trilha até o Pico do Diamante e presenciar ainda mais vistas magníficas.

Trilha da Cachoeira do Índio: se iniciando em Campos, a trilha para a Cachoeira do Índio, é uma atração notável por levar a quatro grandes quedas d’água com mais de 200 metros de desnível. Para os entusiastas de caminhadas, o trajeto até o topo da cachoeira tem cerca de 5 quilômetros e pode ser feito a pé, de bicicleta, ou até mesmo a cavalo ou carro. A descida até a cachoeira é realizada através de uma trilha acidentada no meio da mata, permitindo aos visitantes chegar a pontos intermediários das quedas d'água, onde se formam vários lagos ideais para mergulho. Esta trilha oferece uma experiência imersiva na natureza, combinando aventura e a oportunidade de contemplar as paisagens naturais deslumbrantes da região.

Trilha da Cachoeira do Toldi: uma experiência fascinante para os amantes da natureza e trilheiros. Esta cachoeira possui uma queda de 200 metros de altura e pode ser vista de um mirante localizado na Rodovia Benedito Gomes de Souza, que leva ao Complexo da Pedra do Baú. Para chegar à base da cachoeira, os visitantes devem percorrer uma trilha que começa ao lado de um deck de madeira em ruínas. Esta trilha é curta mas desafiadora pois atravessa a mata fechada. Ao longo do caminho, é possível encontrar algumas corredeiras e pequenas quedas d'água. Para os aventureiros que desejam explorar mais, há uma trilha que leva ao topo da cachoeira, proporcionando vistas espetaculares do vale abaixo.

Trilha do Rio Sapucaí: localizada no Parque Estadual Campos do Jordão, é uma opção de passeio moderadamente desafiadora e relaxante. Com uma extensão de aproximadamente 2 a 3 km, o percurso pode ser completado em cerca de 1 a 1h30. A trilha proporciona uma experiência única, alternando entre campos e matas, acompanhando a correnteza do Rio Sapucaí e alcançando uma vista elevada e panorâmica do fluxo do rio. Essa trilha também oferece a oportunidade de observar a flora local e avistar diferentes espécies de aves.

Fonte: Dezoito Comunicação

◄ Leia outras notícias