Fale Conosco Consultoria e Contatos Anuncie no Portal Previsão do Tempo Classificados Shopping

Agronegócio / Política Rural - Direito agrário / Notícia


Versão para impressão   /   Enviar por E-mail   /   Receber Newsletter   /   RSS


04/05/2009 15:36

Reforma agrária está parada no Judiciário

Pelo menos 220 processos de desapropriação para a reforma agrária estão obstruídos na Justiça.

(Agência Chasque)


A-
A+


Saiba mais


O direito de propriedade

FUNRURAL: Cooperativas conseguem suspensão de cobrança

TRIGO: STJ afirma que liminar ainda não foi concedida

TRIGO: STJ suspende portaria que previa redução do preço mínimo

Justiça suspende liberação de milho transgênico da Bayer



Levantamento da Procuradoria Federal Especializada do Incra (PFE/Incra) aponta que pelo menos 220 processos de desapropriação para a reforma agrária estão obstruídos na Justiça. Procurador aposentado, Jacques Alfonsin não acredita em mudanças na lei já que qualquer alteração é barrada pela bancada ruralista do Congresso.

Em um levantamento preliminar organizado pela Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (PFE/Incra), detectou-se, no momento, pelo menos 220 processos de desapropriação obstruídos na Justiça. Para Jacques Alfonsin, Advogado popular e Procurador do estado aposentado, essa morosidade judicial fere os próprios princípios legais do Judiciário brasileiro.

“Essa vagareza, essa demora desobedece à própria lei. A lei complementar número 76 no artigo 18 prevê que esses feitos têm preferência. Esses processos requerem uma agilidade maior justamente por que estão lidando com necessidades humanas vitais, com a dignidade da pessoa humana necessitada de terra para sobreviver, com cidadania que está sendo desrespeitada por um estado que se diz democrático e de direito”, diz.

Com o intuito de resolver esse problema, a procuradora-chefe da PFE/Incra, Gilda Diniz dos Santos, propôs ao Conselho Nacional de Justiça a alteração dos artigos 927 e 928 do Código de Processo Civil. Tais alterações exigem que antes da concessão de reintegração de posse do proprietário/possuidor seja cumprida primeiramente a função social da posse. Alfonsin lembra que a alteração desses artigos já é uma reclamação antiga e que certamente terá poucas chances de acontecer.

“Isso aí é uma reivindicação antiga dos movimentos populares, especialmente do MST. Existe até projeto de lei. Agora como esse “meta-código” ou esse código ideológico que está acima de todos os outros códigos, preside também a cabeça da bancada ruralista que é a maioria no congresso, é um projeto que tem muito pouca chance de ser aprovado. Mesmo assim, a alteração desses artigos não traduz mais que um respeito ao princípio que está na Constituição Federal que é o da função social da propriedade” salienta.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do PFE/Incra, ao todo, os processos parados na Justiça somam 200.597 hectares. Toda essa fatia de terra, que pode, por meio da reforma agrária, ser destinada a mais de 11 mil famílias, no momento pertence à cerca de 200 proprietários.



Leia mais Notícias de Direito agrário

Versão para impressão   /   Enviar por E-mail   /   Receber Newsletter   /   RSS


Banner

Parceiros


Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Portal do Agronegócio

Empresa Vinculada a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CENTEV/UFV
Campus UFV, Anexo ao Ed. da FUNARBE Sl 206, Viçosa MG, 36570-000

Fale Conosco  /  Consultoria do Portal  /  Anuncie no Portal  /  Previsão do Tempo  /  Classificados  /  Shopping


2001 - 2009 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade - Desenvolvido por Ronnan del Rey
As informações e conteúdos deste site originam-se de fontes confiáveis, porém o Portal do Agronegócio não garante e nem se responsabiliza pela sua precisão, integridade e confiabilidade, e seu uso para qualquer propósito específico, assim como por lucros cessantes, reclamações de terceiros e danos diretos e indiretos causados por usos das mesmas.