Outros

Terceirização de gestão pecuária: aumentado a eficiência das fazendas


Publicado em: 18/03/2011 às 19:52hs

...

A terceirização é uma prática muito comum quando a intenção é reduzir custos com eficiência e qualidade. Quem está de fora do processo produtivo consegue apontar com maior clareza as correções que devem ser feitas para tornar os resultados mais satisfatórios. Ao contratar uma empresa especializada para determinado fim, o cliente estabelece no contrato índices de qualidade e total descrição dos métodos para acompanhar com precisão o resultado dos investimentos.

Neste sentido, a terceirização pode ajudar a mudar a cultura da gestão pecuária nas fazendas brasileiras que caminha a passos largos no aspecto organizacional. Os proprietários possuem muita dificuldade para saber a quantidade de prenhezes que é produzida anualmente, por exemplo. Isso porque os gerentes possuem certa resistência para fornecer relatórios com números precisos.

A alteração desse quadro exige uma mudança de mentalidade por parte dos proprietários e funcionários. Os primeiros teriam que dar autonomia para que a empresa contratada realize um trabalho sério de otimização dos processos nas fazendas. Já os colaboradores teriam que se desarmar com a presença dos especialistas, pois caso o resultado seja positivo (eficiência e aumentos dos lucros), todos serão beneficiados. 

Aqueles que lideram estão notando que, num mercado altamente competitivo, é necessário inovar para atingir o máximo de excelência. Optando pela terceirização da gestão da fazenda, o produtor por meio de relatórios, sabe exatamente a produção de seu rebanho para poder fazer investimentos com segurança. A fazenda passa a ser conduzida por um especialista com amplo conhecimento sobre o processo produtivo. Tal realidade, somada a implantação de métodos de controle de qualidade e planejamento, agrega valor ao produto final. Com isso, as fazendas tornam-se mais eficientes, sustentáveis e produtivas.

Luiz Philipe Porto é formado em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve projetos de melhoramento genético na Agropecuária Grendene e presta assessoria e consultoria na área gestão pecuária no Grupo Braido.

Fonte: Pontual Propaganda

◄ Leia outros artigos