Análise de Mercado

Mercado Futuro. Você sabe o que é? Confira!

O mercado futuro é uma ferramenta que proporciona a fixação do preço dos produtos, especialmente agropecuários, através de negociação de contratos que são liquidados em data futura


Publicado em: 28/03/2012 às 21:37hs

...

Também chamado de “negociação a futuro”, o mercado futuro tem dois aspectos importantes de funcionamento, que são as margens de garantia e os ajustes diários. É comum nessa variável econômica que, ao abrir uma posição de compra e venda no mercado, que se deposite garantias constituídas de ativos de alta liquidez que serão liberadas após a entrega da posição ou liquidação financeira, no caso de o cliente deixar de pegar os ajustes diários ou, também, em caso de descumprimento de qualquer outra obrigação assumida no ato da assinatura de contrato.

Produtos como milho, soja, arroz, frutas e hortaliças e toda a variável agronômica estão incluídos nos meandros do mercado futuro, e originam custos operacionais que se dividem em três taxas: a Taxa Operacional Básica (TOB), que consiste em 0,30% em operações normais e 0,07% no Day trade; a Taxa de Liquidação por Entrega (TLE), de 0,45% sobre o valor de liquidação; e as Taxas da Bolsa (emolumentos e fundos), que representam 6,32% da TOB e da TLE, quando houver. No momento em que vendem esses contratos através dos pregões da Bolsa de Valores, as partes envolvidas no processo de compra e venda de mercadorias se comprometem a comprar e pagar, ou vender e entregar, o produto negociado na data de vencimento do contrato. O agronegócio se farta desse tipo de transação por ser uma seara onde é preciso ter tempo para o plantio, a colheita e o transporte dos produtos, e ao mesmo tempo ter dinheiro em caixa para salvaguardar a produção durante todas as partes do processo de cultivo.

Para ter seus negócios no mercado futuro com realizações de compra e venda de contratos é necessário contar com o intermédio de uma corretória de mercadorias associada a uma bolsa, que vai padronizar os contratos futuros (que se referenciam por um produto com datas de vencimento predeterminadas, garantindo liquidez) e encontrando as melhores operações viáveis. A grande vantagem de se optar por contratos futuros é que eles podem ser encerrados por uma das partes antes da data de vencimento, através de operação inversa à inicial. Dessa forma é possível negociar para o futuro do negócio com segurança quanto a preço (preço do milho, da soja ou de qualquer artigo que tiver entrado em negociação através da contratação futura), flexibilidade de compra e venda e oportunidade para todas as partes envolvidas no processo.

O mercado futuro é interessante porque possibilita o repasse ou transferência de obrigações assumidas sob o contrato a terceiros a qualquer momento que essa operação seja conveniente para uma das partes. Tudo isso, claro, deve ser feito sempre por meio de operações de mercado, onde as negociações estarão sempre a salvo, evitando calotes e prejuízos. Para as análises econômicas do processo e um melhor aproveitamento do mercado futuro é necessário o acompanhamento constante de um profissional que entenda de variações na Bolsa de Valores e, ao mesmo tempo, que esteja ciente dos riscos do negócio. Assim como qualquer outro tipo de transação econômica por contrato, esse também tem seus altos e baixos. No entanto, quanto mais o produtor rural souber sobre os contratos futuros, mais ele estará resguardado de sofrer dados, a curto, médio ou longo prazo, da sua produção. Quando bem utilizado e trabalhado, os lucros seguros são certos através do mercado futuro.

Flávio José de Carvalho
Relações Públicas - Muito Mais Digital

Fonte: www.afnews.com.br

◄ Leia outros artigos