Adubos e Fertilizantes

Perspectivas de queda nos preços dos fertilizantes para o segundo trimestre, segundo StoneX

O aumento da demanda por fertilizantes nos Estados Unidos impulsionou os preços desses insumos em março, especialmente devido às entregas para o plantio da próxima safra americana. Contudo, Felipe Sawaia, analista da StoneX, indica que a expectativa para o segundo trimestre é de uma redução nas cotações


Publicado em: 04/04/2024 às 12:10hs

Perspectivas de queda nos preços dos fertilizantes para o segundo trimestre, segundo StoneX
Foto: Claudio Neves
Variações no Primeiro Trimestre

No primeiro trimestre de 2024, os fertilizantes nitrogenados tiveram uma forte alta no Brasil, com a ureia registrando um aumento de 13%. Enquanto isso, os fosfatados e potássicos apresentaram leves alterações, com o MAP subindo 1% e o KCI recuando 1%, respectivamente.

Além das compras americanas, as altas no Brasil foram influenciadas pelo aquecimento pontual da demanda interna, impulsionado tanto por pressões dos vendedores quanto pela atratividade das relações de troca. Adicionalmente, a Mosaic anunciou uma redução na produção na mina de Colonsay, no Canadá, contribuindo para as variações de preço.

Projeções para o Segundo Trimestre

A StoneX projeta um cenário com poucos compradores no mercado durante o segundo trimestre. Os grandes importadores, como Estados Unidos, Brasil e Índia, geralmente não realizam grandes compras nesse período. É esperado que os produtores brasileiros e indianos aumentem suas compras na segunda metade do ano, pouco antes do início do plantio das safras de soja e kharif, respectivamente.

Além disso, os fundamentos de oferta devem apontar para baixo neste trimestre, com as exportações chinesas de ureia, MAP e DAP esperando um aumento significativo.

A desaceleração do crescimento econômico, juntamente com a desvalorização de várias commodities agrícolas e energéticas altamente correlacionadas com os fertilizantes, também tendem a pressionar os preços para baixo. Segundo o analista, a redução nos custos de produção é mais um fator que contribui para a expectativa de queda nos preços dos fertilizantes em 2024.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias