Fruticultura e Horticultura

Início da colheita de kiwi traz expectativa de safra reduzida

Produtores monitoram teor de açúcar nas frutas enquanto esperam por uma temporada desafiadora


Publicado em: 16/04/2024 às 16:30hs

Início da colheita de kiwi traz expectativa de safra reduzida

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, os agricultores deram início à colheita de kiwis, antecipando uma safra possivelmente reduzida este ano. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira (11/04) pela Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a saúde dos pomares é, em sua maioria, satisfatória a boa. No entanto, a quantidade de frutas é menor e muitos pomares apresentam variação no calibre dos frutos.

Os produtores estão atentos ao teor de açúcar nas frutas, buscando identificar o momento ideal para iniciar a colheita em cada pomar. Existe um interesse crescente em expandir a área cultivada na região, impulsionado pelo surgimento de porta-enxertos resistentes à seca do quivizeiro (Ceratocystis fimbriata), além de variedades de polpa amarela e vermelha de alta qualidade, que necessitam de menos horas de frio para se desenvolverem.

O preço médio de comercialização do kiwi na região varia entre R$ 4,50 e R$ 5,00 por quilo, refletindo as expectativas dos produtores diante das condições da safra.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias