Aveia, Trigo e Cevada

Preocupações com menor oferta global elevam preços do trigo em Chicago

Secas e instabilidade geopolítica afetam lavouras e impulsionam alta nos contratos futuros


Publicado em: 23/04/2024 às 20:00hs

Preocupações com menor oferta global elevam preços do trigo em Chicago

A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) registrou uma forte alta nos preços do trigo, refletindo preocupações com a diminuição da oferta global do grão. A seca que atinge as lavouras da Rússia e dos Estados Unidos, junto com o recente ataque da Rússia a uma região portuária da Ucrânia, são fatores que alimentam temores de uma oferta reduzida.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou dados que confirmam a situação crítica das lavouras de trigo de inverno. Até o dia 21 de abril, 50% estavam em condições consideradas boas ou excelentes, enquanto 34% apresentavam uma situação regular e 16% estavam em condições ruins ou muito ruins. Isso mostra um declínio em relação à semana anterior, quando 55% das lavouras estavam em boas ou excelentes condições.

Além disso, o plantio das lavouras de trigo primavera está acontecendo em um ritmo ligeiramente superior ao do ano passado. Até 21 de abril, o plantio havia atingido 15%, comparado com 4% no mesmo período do ano passado, e uma média de 10% nos últimos cinco anos. No entanto, as condições do trigo de inverno, bem como a instabilidade geopolítica, mantêm o mercado em alerta.

Na sessão desta terça-feira, os contratos para entrega em maio de 2024 subiram 14,75 centavos, ou 2,58%, fechando a US$ 5,85 por bushel. Os contratos para entrega em julho de 2024 subiram 15,25 centavos, ou 2,59%, encerrando a US$ 6,02 3/4 por bushel. A alta é uma resposta direta à expectativa de menor oferta, tanto por questões climáticas quanto por tensões geopolíticas, o que deve continuar influenciando o mercado do trigo nos próximos dias.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias