Algodão

Produção maior de algodão no Brasil impulsiona exportações e reforça estoques, segundo safras

Safras & Mercado prevê maior competitividade para o algodão brasileiro na temporada 2024/25


Publicado em: 24/04/2024 às 19:20hs

Produção maior de algodão no Brasil impulsiona exportações e reforça estoques, segundo safras

O aumento na produção de algodão no Brasil está impulsionando as exportações e promovendo uma recomposição dos estoques para a temporada comercial 2024/25 (agosto/julho). Com a expectativa de um maior volume de produção, o algodão brasileiro está ganhando força no mercado internacional, com projeção de exportação de 2,5 milhões de toneladas, um aumento de 3% em relação à atual temporada.

De acordo com Safras & Mercado, o prêmio agressivo aplicado pelos produtores brasileiros nesta reta final da temporada 2023/24 sugere uma maior competitividade no mercado global, reforçando a estratégia agressiva para a próxima temporada, especialmente diante do aumento da concorrência dos Estados Unidos, que também espera uma safra maior de algodão este ano.

No mercado interno, a perspectiva é mais positiva, com a redução dos preços do algodão, taxas de juros mais baixas e sinais de recuperação econômica. Isso deve estimular uma maior participação da indústria local nas compras da fibra. O consultor e analista de Safras & Mercado, Gil Barabach, disse que espera-se um crescimento de 4,4% no consumo interno, projetado em 710 mil toneladas.

Apesar dessa perspectiva favorável, ainda prevalece a ideia de uma oferta ampla e um aumento nos estoques de algodão, o que deve manter os preços sob pressão. Barabach reforça que essa tranquilidade no abastecimento é positiva para os compradores, mas pode continuar pressionando negativamente os preços do algodão ao longo da temporada 2024/25.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias